top of page
Foto do escritortodososaromasbaixa

Atenção ao estocar Óleos Essenciais no verão

Atualizado: 1 de mai.

EVITANDO A OXIDAÇÃO:

Os óleos essenciais são sensíveis a radiação solar direta e ao calor prolongado. Portanto, certifique-se de que não bata sol direto sobre o local de armazenamento dos seus óleos essenciais.

A radiação ultravioleta acelera o processo oxidativo dos óleos essenciais, podendo provocar alterações no aroma, aparência e composição, comprometendo o seu desempenho terapêutico.


  • Evite locais muito altos. Por ser menos denso, a tendência do ar quente é subir. Em razão disso, evite guardar os seus óleos em prateleiras ou espaços mais altos;

  • ·Mantenha o local sempre fresco com a ajuda da ventilação natural, mantendo portas e janelas abertas, ou suporte de um ar-condicionado ou ventilador;

  • ·Se for possível, quando as temperaturas estiverem acima da média, mantê-los sob refrigeração (*), dentro de uma geladeira, pode contribuir para a sua conservação. Esta medida pode ser tomada como prevenção, no entanto, não é uma obrigatoriedade.


(*) Observação: Esse item é controverso, há alguns livros que recomendam o estoque na geladeira e outros que não. No caso de quem mora em locais quentes sugiro que seja uma opção a ser avaliada lembrando que é bom evitar geladeiras que não tenham Frost Free e que atinjam temperaturas extremas.

 

 

FIQUE DE OLHO EM ALGUNS ÓLEOS ESPECÍFICOS


Óleos essenciais ricos nos componentes limoneno e pineno são mais propensos à oxidação e requerem mais atenção. São eles: laranja, limão, pinheiro-silvestre. Para estes casos, em dias de temperaturas altas, a refrigeração pode ser uma boa opção!

 

PREFIRA ÓLEOS CÍTRICOS LFC NO VERÃO


Os óleos cítricos são fotossensibilizantes. Isso quer dizer que eles podem provocar manchas e irritações na pele quando esta for exposta ao sol, após a aplicação.

Para evitar esta reação, é recomendado aguardar cerca de 08 horas, após a aplicação, para que se exponha de forma prolongada ao sol.

Para uso tópico opte por indicar o uso da versão LFC dos óleos cítricos. Eles não apresentam riscos para a pele e não há necessidade de abstenção de exposição solar após o seu uso. O que os torna ideais para massagens, formulações cosméticas e cuidados com a pele.

Os óleos essenciais são sensíveis a radiação solar direta e ao calor prolongado. Portanto, certifique-se de que não bata sol direto sobre o local de exposição dos seus óleos essenciais.

A radiação ultravioleta acelera o processo oxidativo dos óleos essenciais, podendo provocar alterações no aroma, aparência e composição, comprometendo o seu desempenho terapêutico.

Evite locais muito altos. Por ser menos denso, a tendência do ar quente é subir. Em razão disso, evite guardar os seus óleos em prateleiras ou espaços mais altos.

Mantenha o local sempre fresco com a ajuda da ventilação natural, mantendo portas e janelas abertas, ou suporte de um ar-condicionado ou ventilador.

Se for possível, quando as temperaturas estiverem acima da média, mantê-los sob refrigeração, dentro de uma geladeira, pode contribuir para a sua conservação. Esta medida pode ser tomada como prevenção, no entanto, não é uma obrigatoriedade.

 

Fonte: Laszlo.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page